segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Quais as melhores ferramentas para limpar sua casa

Olá meninas, aprender a arrumar a casa, tirar o pó dos móveis e deixar o banheiro impecável é uma tradição de organização e higiene que aprendemos de mãe para filha. Os detalhes, os segredos e até algumas dicas dos melhores produtos e cheiros. Mas mesmo sendo uma tradição, essas coisas fazem parte de um aprendizado que é aprimorado só quando saímos de casa, seja pelo casamento ou pela decisão de morar sozinha.

E todo mundo tem as suas marcas de produtos de limpeza preferidos: sabões, amaciantes que ainda lembram as roupas de infância... Mas uma coisa que pouca gente fala, é sobre os utensílios e “ferramentas” usadas para limpar e manter a ordem na sua casa. Às vezes é difícil até achar dicas em revistas ou internet.

É claro que o assunto também é questão de preferência pessoal, mas abaixo preparamos uma lista das novidades e de produtos que realmente facilitam uma faxina completa em sua casa:


·         Esponjas
Antigamente só existiam as naturais ou as verdes-e-amarelas com um lado abrasivo. Hoje em dia existem esponjas para serviço pesado, para limpeza de inox, esponjas para teflon e superfícies delicadas. Esponjas de aço para o serviço mais pesado e palha de aço reutilizável para evitar riscos. Escolha as suas! Como são bem baratas, é possível ter várias. Só não esqueça de usar uma esponja por no máximo uma semana ou até ela começar a deformar. Esponjas podem juntar bactérias ou odores se usadas por muito tempo.
·         Panos de chão
Apesar de já existirem esfregões, rodos mágicos e panos de ultra absorção, às vezes o velho e bom pano de saco de algodão é a melhor opção. É parte da tradição brasileira e fácil de lavar.
·         Rodinho
Um rodo pequeno pode ajudar muito na cozinha, ao lavar uma janela ou então para deixar o box sempre seco. Prático e portátil.


·         Pano de microfibra
Os panos de microfibra ainda não são muito comuns no Brasil, mas são um achado. Quando secos servem para reter pó, sujeiras e limpar telas de TV, computadores e qualquer eletrônico que esteja empoeirado, mas que você quer evitar riscos. Molhado, o pano serve para limpar manchas de gordura e sujeiras mais difíceis. E sem precisar de sabão ou qualquer detergente. O melhor é que é lavável e não junta bactérias!
·         Borrifadores
Se você é o tipo de pessoa que faz uma mistura caseira para cada tipo de limpeza, tenha um borrifador. Ele dispersa melhor o líquido, economiza produto e no final das contas pode ser lavado e reutilizado sem problemas. Serve também para aguar e lavar as plantas evitando sobrecarregar os vasos com água.
·         Vassoura
A vassoura ainda é um dos itens mais essenciais para a limpeza de uma casa. Use uma cerdas de nylon para pisos em geral, de palha para o quintal ou a varanda ou então de pelo para pisos delicados
de madeira.


·         Pá de lixo com escova
Outro item básico, mas com um acessório essencial. Serve para remover farelos, sujeiras ou pequenos acidentes no meio da rotina.


·       Aspirador de pó
Mesmo para quem não tem tapetes ou carpetes em casa, um aspirador de pó é a melhor forma de limpar o chão. A vassoura pode espalhar o pó e não limpar cantos ou pedaços mais difíceis, enquanto o aspirador suga com muito mais eficiência e rapidez toda a sujeira. Melhor opção para evitar alergias.
·         Balde
Não precisa nem falar que é outro item indispensável em casa, né? Serve para armazenar, deixar de molho, carregar água, levar todos os produtos juntos para outro cômodo... Dezenas de utilidades!
·         Escova de dente
Escovas de dentes são excelentes para a limpeza de cantos difíceis, peças pequenas, entre os azulejos e rejuntes difíceis de alcançar. Pode ser usada ou nova, mas pode ser simples se você prefere manter cada item com sua finalidade.
·         Luvas
Alguns produtos de limpeza são extremamente abrasivos e a gente nem se dá conta disso. Quem nunca percebeu o quanto a pele fica ressecada e fina depois da faxina? Luvas previnem problemas de ressecamento e poupam a sua pele de entrar em contato com substâncias químicas desnecessários.
·         Escovas de limpeza
Pode ser uma para o tanque de roupas, uma para a louça, uma de limpeza pesada em geral, uma para os tênis. Elas são mais fáceis de lavar do que as esponjas, poupam bastante esforço e você não tem que esfregar tanto aquela sujeira teimosa.
·         Sacos de lixo
Diversos tamanhos e tipos diferentes. Existem hoje sacos de capacidades diversas e o mais importante: com resistências diferentes. Antigamente um saco de 100 litros era difícil de usar sem rasgar ou furar. Agora os sacos de limpeza pesada são bem mais grossos e seguros. Mantenha um estoque variado e nunca passe aperto.

Esses são alguns itens essenciais em uma dispensa de limpeza. E você, recomenda algum acessório que não foi listado aqui? Beijos.


8 comentários:

  1. Aqui em casa uso muita espoja e luva
    o pano de chão também
    amei as informações

    Linda Semana
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  2. Olá Ci todos os itens mencionados acima são de grande ajuda na hora da limpeza!
    Adorei a indicação!
    Beijos ♥
    http://detudoumpoucosil.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Silvana, que bom que gostou das dicas, beijos.

      Excluir
  3. Mais pura verdade, uso tudo isso ai em cima! hahaha

    Beeijos Ci

    Apetrechos de uma Garota

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkk isso mesmo Beatriz, nós mulheres somos acostumada com tudo isso né, beijos.

      Excluir
  4. A esponja é a minha aliada aqui, Cibele gostei das dicas ou melhor das ferramentas beijos.
    Blog /Fan Page / TSU/

    ResponderExcluir